Faz muito tempo que sou chorona, chorona mesmo. Chorona a lá suco de laranja. Me espremo toda até sair a última gota do meu suco. Ora, cada um entristece e se esvazia da maneira que lhe convém.
Faz um tempo que me dizem " não pode ficar chorando assim desse jeito", um tempo desde minha gestação. Sei que o estado emocional da mãe interfere no bebê, mas o que eu deveria fazer então? Explodir ou estragar cheia de suco-lágrima, de angústias... Todos sabem que gestante é sensível e chora mesmo.
Pois...
Depois que Nina nasceu, logo no início, também chorava muito. Tive crises puerpérias fortes, mas tudo nos fortalece e aí a gente vai achando um aconchego de cá e de lá nessa vida dura. Mas ainda assim, ninguém é de ferro. Não acho que ser mãe é padecer no paraíso, minhas desculpas aos que proclamam está frase como hino da maternidade.
Ser mãe é múltiplo, é infinito, é doce, amargo, azedo, salgado , umami! E cá pra nós, não dá pra encarar todos os sabores com um sentimento só.
Tem dia que a gente não se segura, mesmo com aquela coisa lindonéia nos olhando com aquela carinha de susto e tentativa de compreensão ao ver a gente desabar. Mas e aí? O que nossos filhos devem aprender? Que mãe não chora? Não se chateia? Que é fria e inabalável?
Há felicidade, mas não é nada cinematográfico, teatral ou noveleiro. A vida viva fere e cicatriza. Não posso esconder da minha filha parte de mim e também parte dela. Ela também chora.
Não pretendo mandar ela engolir o choro. Certo que consideramos que por certas coisas não é necessário chorar, mas e aí? Vamos deixar as crianças extravasarem, chorando ou não! Se elas ficarem cheia de seu suco-lágrima, também, um dia, se estragam. Elas sabem de menos coisas que nós e a gente ensina as coisas a doerem mais nelas, então, vamos respeitar seu processo de transição e aprendizagem úmido da vida!
Talvez seja por isso que as pessoas estão estragadas! Depressivas... não podem deixar as águas dentro de si rolarem. Todo mundo hoje tem que ser forte e chorar é para os fracos...
Discordo.
Pra mim chorar é para todos e todos são fortes e fracos.
Eu posso chorar!
Existe uma palavra que diz: "Choro é luz." Obrigado pelo texto que fez brotar um jardim de flores na minha alma.
ResponderExcluir